Tártaro em cães
22/02/2018 Bem Estar Animal
O tártaro pode sim ser um meio de desenvolvimento de diversas doenças, incluído algumas graves, como por exemplo, a meningite. Por isso, os pets precisam de uma higiene bucal, porém a frequência da limpeza nos cães varia de acordo com a necessidade de cada animal, isto é, o grau que se encontra a dentição. O tártaro ou cálculo dentário é formado através da multiplicação bacteriana, causada pelo acúmulo dos restos de comida não retirados.
Existe tratamento?
Sim, o tratamento pode variar desde a prevenção, realizando a escovação dos dentes, podendo ser em dias alternados ou semanais, dependendo de cada animal em particular. Outro tratamento se dá através de procedimentos cirúrgicos como a profilaxia de tártaro.
Todos os cães podem desenvolver o cálculo dentário?
Sim, todos os cães independentes da raça e idade. Porém, em recentes estudos revelou-se uma maior prevalência em raças mini e pequeno porte.
É super importante realizar a prevenção, pois o tártaro pode atingir a circulação sanguínea e levar o animal além do desenvolvimento de doença periodontal, também doenças sistêmicas.
No mercado pet existem diversos produtos para higienização bucal dos animais, desde pastas de dentes específicas, soluções bucais, espuma bucal, petiscos, etc.