
Os caninos e felinos também podem desenvolver cancêr de mama, por isso é essencial a prevenção através da castração. Não existe nenhum outro procedimento com melhores resultados do que a castração de gata e cadela.
A castração de gata e cadela antes do primeiro cio reduz em menos de 1% as chances de virem a desenvolver a doença, já os animais que passaram pelo primeiro cio a redução é de 50%.
Existem diversos mitos ao redor da castração, então vamos relatar 08 fatos em relação ao procedimento.
1 - Castração é um ato cruel, causa dor?
MITO - O procedimento de castração não causa nenhum mal aos animais, desde que sejam realizadas em clínicas veterinárias regularizadas e por profissionais especializados, no caso os médicos veterinários. O animal é totalmente anestesiado, ele não sente nenhuma dor e utiliza-se materiais apropriados e esterilizados.
2 - A castração reduz o número de doenças?
VERDADE - Reduz a chances de diversas doenças, principalmente o cancêr de mama nas fêmeas, além de doenças sexualmente transmissíveis e etc.
3 - Animal castrado não urina em todos os cantos?
VERDADE - Normalmente o macho utiliza a urina para demarcar o território, com a castração há uma redução nessa "mania", porém existem particulariedades em cada animal. Em relação as fêmeas não há manchas de sangue por toda a casa.
4 - Castração faz o animal engordar?
MITO - Esse é um dos argumentos falsos mais utilizados pelos tutores para não realizar a castração. Somente o fato de castrar o seu pet não determina se ele vai engordar, pois a obesidade possui diversos fatores, entre eles a má formulação da dieta, o sedentarismo, os hormônios, etc. O animal com uma boa saúde e dieta balanceada não irá engordar com a castração.
5 - A fêmea deve ter pelo menos uma gestação antes de castrar?
MITO - A castração antes do primeiro cio reduz em menos de 1% da fêmea vir a desenvolver algum tipo de tumor mamário.
6 - A castração custa caro?
MITO - Com certeza a castração possui um valor bem menor do que cuidar/criar ninhadas e também em relação aos custo de possíveis doenças, como o tratamento de tumores que sim há um alto custo no tratamento terapêutico e cirúrgico. Procure por médicos veterinários legalizados e com boas referências.
7 - O uso de hormônios "vacina contra cio" funciona?
VERDADE - A utilização de "vacina contra cio" até pode funcionar em um primeiro momento, porém não é recomendado, pois é com certeza uma "bomba" de hormônios o qual é injetado no animal, que até pode evitar o cio naquele momento, mas aumenta para de 50% ou mais as chances de o animal desenvolver cancêr de mama.
8 - Sem filhotes?
VERDADE - A castração faz com que o animal não possa mais reproduzir-se e por consequência evita o acúmulo de cães e gatos abandonados, além disso é uma questão de saúde pública e previne possíveis zoonoses, pois o animais abandonados são um risco à saúde da população.
REALIZE UMA ATITUDE RESPONSÁVEL E FAÇA A CASTRAÇÃO DO SEU PET.
*Waylton dos Santos Franco Júnior - Médico Veterinário CRMV-RS 13872.